Após inúmeros telefonemas para a escola onde me apresentei ontem, para a DREL e para a 2º escola onde fiquei colocado (a famosa 2ª colocação), posso afirmar que a situação ficou resolvida. Infelizmente, não da forma como desejava.
10.00h da manhã. Telefonema para a escola do Forte da Casa expondo a situação. A resposta foi a esperada: "Por lapso, não comunicámos à DREL a sua colocação nesta escola." Perguntei o que pensavam fazer. Silêncio do outro lado da linha interrompido pouco depois: "Vamos tentar resolver a sua situação ainda hoje."
Achei tudo demasiado simples e para minha segurança, telefonei para a DREL. Uma voz simpática atendeu do outro lado: "Em que posso ajudá-lo?" Seguiu-se uma breve conversa onde expus a minha situação.
DREL: Mas ainda se queixa? Está colocado em 2 escolas e ainda reclama?
Eu: Pois... mas só aconteceu devido a um erro.
DREL: Mas se quiser pode ficar com as 2 escolas.
EU: Posso? Mas assim fico com um total de 28 horas, e o limite é de 22 horas semanais.
DREL: Em casos destes pode acumular até 32 horas semanais. Telefone para a 2ª escola e veja se os horários são compativeis.
Eu: Mesmo que sejam compatíveis, as escolas ficam quase a 150km de distância.
DREL: Com vontade tudo se consegue.
Eu: Obrigado! : (
Telefonema para a escola de Santa Catarina. Mais uma vez a exposição da situação foi feita e o horário foi discutido. Por ironia, os horários eram compatíveis excepto à 3ª e 6ª feiras por causa da Área Projecto. Decidi telefonar novamente para a escola do Forte da Casa onde falei com a Presidente da Escola. Perguntei se era possível retirar a Área Projecto do meu horário (com a devida redução de vencimento e de carga horária). Recusa garantida...
Presidente: Nada a fazer.
Eu: Mas encontro-me nesta situação por erro da sua escola.
Presidente: Cabe a si decidir onde quer ficar.
Eu: Mais uma vez lhe peço que analise a minha situação. Se os alunos têm apenas um professor na Área Projecto desde Setembro e, se a colega que irei substituir apresenta-se no próximo mês, porque não aceder ao meu pedido?
Presidente: Já lhe disse o que tinha a dizer.
Eu: Então pode ficar com o horário. É triste verificar que por falta de vontade os professores são sempre os sacrificados. Tenha um bom dia!
Alguns minutos depois, voltei a ligar para a escola de Santa Catarina, comuniquei que aceitava o horário e que me apresento amanhã. São menos horas (apenas 12), o vencimento é inferior mas pouparei dinheiro ao fim do mês, uma vez que não necessito de utilizar a auto-estrada (só em casos de urgência).
E... para minha surpresa, o horário poderá ser prolongado até ao fim do ano lectivo. A colega que irei substituir encontra-se de baixa por gravidez e, provavelmente não regressa à escola tão cedo (só no fim da licença de maternidade).
Se quiserem conhecer um pouco a minha nova escola, podem visitar o seguinte link...
http://www.eb123-sta-catarina.rcts.pt/
:::